- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: CHC
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda é um hotel na Patagônia chilena, localizado a seis quilômetros do Parque Nacional Torres del Paine, composto por doze habitações mais suas áreas comuns.
O projeto começou com uma condição de ficar escondido na paisagem. A vastidão da pampa patagônica não permitia a interrupção de um "edifício" num silêncio permanente. Por isso, optamos por unidades isoladas, como cabanas "dispersas" ao longo do prado.
A arquitetura, tanto das cabanas como das áreas comuns, tem sua origem nas construções tradicionais do extremo sul chileno, onde a estrutura fica praticamente no exterior dos recintos mediante pilares que seguem uma modulação de aproximadamente um metro. A fragilidade e umidade do terreno sugeria construções elevadas tipo "palafitas", e a distância e inclemências climáticas fizeram com que maior parte do hotel fosse pré-fabricado.
A modulação dos pilares frente ao bosque e a escolha da madeira, que com o tempo adquire um tom platinado, somado a uma implantação precisa para cada unidade, faz com que a construção se misture com a paisagem.
As cabanas, com certa autonomia, dependem da área central, que conta com três volumes nos quais encontram-se os recintos de estar, restaurante, bar e áreas de leitura e observação, que se relacionam entre si mediante caminhos pedonais que atravessam as árvores nativas.
Não foi desenhado nada que não pudesse ser realizado com as tecnologias locais e sua mão de obra precária e escassa. Foram descartados detalhes construtivos sofisticados e que não eram importantes. Assim, evitamos as possibilidades de erros que fossem difíceis e caros, e adotamos o passado como uma metodologia de projeto.